top of page

#06 Tetos verdes

  • Rafael Faro - Baseado no livro "Jardim urbano" de
  • 26 de ago. de 2015
  • 3 min de leitura

Tetos verdes, são projetos igualmente atrelados entre engenharia e paisagismo, sendo necessário a criação de uma estrutura para que o jardim seja sustentado e criem quase que uma peça de tapeçaria com suas cores e texturas. Este trabalho em conjunto traz benefícios importantes ao meio ambiente, colaborando para a limpeza do ar e também reduz os custos em aquecimento para o ambiente.

Este importante elemento paisagístico possui três subdivisões que são: Intensivos, Semi-Intensivos e os Extensivos. Eles se diferem devido quantidade ou melhor, profundidade do substrato, ponto que interfere diretamente em quais plantas serão locadas. No que se refere aos intensivos, são aqueles em que são próprios para se receber árvores e arbustos, como as Primavera(Bougainvilleas glabra) e o Manacá da serra(Tibouchina mutabilis) seja em vasos profundos ou até em canteiros. Os Semi-intensivos são os que têm de 10cm à 20cm de composto orgânico em situados em cima da laje (com elementos que trabalham para não acumularem umidade) e não tem o proposito de receber árvores ou arbustos e as plantas escolhidas demoram um tempo maior para se estabelecerem de fato, tendo neste caso, uma chance maior de procriarem espécies invasoras, e portanto deve-se ter todos os cuidados que se tem com um jardim “normal”(adubar, regar, replantar alguns exemplares...) e tem como exemplares as espécies: Lírio do vale(Convallaria majalis), o Junco(Luzula nivea) e a Flor de ganso(Erigeron karrvinskianus). Os tetos verdes do tipo extensivo tem o intuito de receber espécies de forrações, assim costuma-se dispor uma camada de 5cm à 15cm de uma composição de perlita inorgânica leve, areia, lã de rocha ao invés de solo e composto orgânico, e costuma ser a junção de elementos mais utilizada fazendo parte do tipo de teto verde mais comumente utilizado, principalmente por ter manutenção mínima e assim, ser mais resistente à intempéries. São leves e mais práticos se a intenção for transformar um teto já existente elevados e como elementos vegetais pode-se destacar a Acaena( Acaena macrophylla), erva-da-verruga(Euphorbia cyparissias) e o morango de lagartixa(Duchesnia indica).

Tanto o teto verde do tipo extensivo quanto o intensivo é formado por camadas de elementos, com algumas diferenças. O extensivos possui uma camada impermeável para proteção do teto em sí, aí vem uma camada de isolamento, uma com a finalidade de drenagem e armazenamento de agua, e tendo acima de todas essas uma manta de filtragem fina e semipermeável. Assim, portanto, vem a porção de substrato com as espécies vegetais escolhidas. Todos estes itens estão dispostos dentro de uma moldura que esta a 10cm/15cm da largura presa ao perímetro do teto, solução esta que colabora para que tudo fique no seu devido lugar. Entretando, a montagem do teto verde Semi-Intensivo, apesar de similiar a execução do Extensivo mas com uma camada de composto mais grossa (10cm à 20cm), tendo a finalidade de sustentar gramíneas e perenes mais altas, exceto árvores e arbustos.

Um fator vital para o sucesso na implantação do teto verde é a questão do peso que este vai exercer sobre a laje. Os valores nunca serão os mesmos em todos os casos por causa de varia de área para área que as lajes terão. Dependendo do projeto arquitetônico onde o jardim será instalado, precisará de um reforço estrutural que vai ser calculado por um profissional, aí entra o papel do engenheiro. Isto tudo feito, além de considerar a beleza que o teto verde terá, é importante ressaltar os benefícios ambientais com este trabalho, sendo fonte de alimento e abrigo para aves e inseto, colaboração para a limpeza do ar, as platnas reduzem barulhos pois tem a capacidade de absorver sons ao invés de repercuti-los, diminuem a perda de calor da parte interna da arquitetura em períodos de frio, tem a função de refrigeração por não absorverem calor e ainda colaboram para a prevenção de enchentes com a capacidade de diminuição do fluxo da água.


 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre:

 

Este site tem como intuito de expandir o verde pela sua vida. Seja fisicamente pequeno como um vaso ou gigante como um campo de golfe! Criatividade não tem limites!

 

Serviços:

 

- Vasos e Terrários
- Paisagismo Residencial
- Paisagismo Comercial
- Consultoria Paisagística

Venha nos conhecer:

 

Solicite seu orçamento sem compromisso em: paisagista.rafael@gmail.com

 

bottom of page