#14 Plantando junto a paredes
- Rafael Faro - Baseado no livro "Jardim Urbano" de
- 15 de out. de 2015
- 2 min de leitura
Um dos piores lugares para cultivar plantas é justamente nas proximidades das paredes da casa ou do muro do terreno, deixando o solo (geralmente) seco e sombreado. A partir deste muro, é interessante colocar as espécies vegetais a 50cm/60cm, ponto em que as condições de desenvolverem é melhor. Portanto, aqui vão instruções que Matt James nos passa sobre plantar próximo à paredes:
-Remova todas as invasoras do canteiro. Acrescente um balde de substrato bem curtido por metro quadrado, escavando até uma profundidade equivalente ao comprimento de uma pá. Cuidado para não danificar fundações de concreto; se deparar com elas, escolha outro trecho, onde o solo seja mais profundo. Desmanche os torrões maiores, firme e nivele para obter um acabamento fino e friável. Se estiver plantando na primavera, acrescente fertilizante de liberação lenta.

-Cave um buraco 5cm mais largo que o involucro da muda, mas apenas um pouco mais fundo – se for muito fundo, ela afundará quando o solo assentar. Depois, tateie cuidadosamente o fundo da cova com um garfo, verificando se não há obstruções que possam dificultar a drenagem – no inicio, plantas colocadas nessa posição precisam de mais água, e é preciso ter certeza de que elas não vao acabar “afogadas” em uma poça a 20cm de profundidade sem você saber.

- Se a muda estiver seca, mergulhe o vaso em um balde de água para molhar o torrão e deixe-o lá por cinco minutos. Ao mesmo tempo, encha a cova com água e espere até a total absorção. Isso ajudará a impedir que o solo circundante “chupe” água quando a planta mais precisa dela. Também será útil para comprovar que a água escoa facilmente.

-Retire a muda do invólucro e posicione-a na cova. Alguns jardineiros preferem soltar um pouco das raízes antes de plantar, para ajuda-las a crescer no solo circundante. Não acho que seja preciso, a menos que, ao remover o vaso, você encontre uma massa de raízes com pouco substrato à vista.

-Com a muda no centro da cova, verifique outra vez a profundidade. O topo do torrão não deve ficar coberto por mais de 1cm de solo. Preencha o espaço ao redor dele, firmando delicadamente com as mãos. Regue bem, depois acrescente uma cobertura de 7,5cm a 10cm de substrato bem curtido. Esteja preparado para regar a muda toda semana (ou todos os dias se o tempo estiver bem seco) durante mais ou menos seis meses.

Comments