top of page

#15 Plantando sob árvores adultas

  • Rafael Faro - Baseado no livro "Jardim Urbano" de
  • 21 de out. de 2015
  • 2 min de leitura

Infelizmente, nada se desenvolve próximo às árvores do tipo perene, especialmente as grandes coníferas, por conta (principalmente) da sombra criada abaixo dela e que é de fundamental importância para espécies crescerem abaixo das árvores. Deve-se levar em consideração, ainda, que plantas crescendo ao pé de árvores competem por luz e umidade, e quanto mais perto do tronco, mais sérios serão as dificuldades. Portanto, a escolha das espécies tornam-se limitadas ao idealizá-las próximas aos troncos, onde as condições se tornam piores e as raízes das árvores são mais grossas, e quando se deparar com uma situação similar opte por Hera (Hedera), Convalária(Convallaria), Epidemium e Chionodoxa, entre outras.

A 30 centímetros do tronco, procure possíveis bolsões de plantio entre as raízes, revolva ligeiramente o solo, usando um garfo ou uma colher e acrescentando punhados de substrato ou esterco bem curtido. Evite cavar muito fundo, já que é fácil danificar as raízes. Uma aplicação de um fertilizante de uso geral, como farinha de sangue, peixe e osso, ajuda as plantas a se estabelecer.

Faça uma cova com o dobro do tamanho do torrão, mas não muito mais fundo. Sempre escolha mudas saudáveis, que tem mais chances de tolerar essas condições. Mergulhe o torrão em um balde de água. Encha a cova com água e espere que escoe; faça isso duas vezes se o solo for realmente seco.

Depois de desembarcar delicadamente as raízes do torrão, posicione as plantas – aqui uma Liriope muscari – no centro da cova, de modo que o torrão fique logo abaixo da borda. Preencha com o solo que escavou para fazer a cova e firme delicadamente. Plantas pequenas se estabelecem mais rapidamente do que as maiores e também são preferíveis já que exigem covas menores, diminuindo a possibilidade de danos às raízes da árvore. E, é claro, elas também são mais baratas – oque torna eventuais prejuízos menos dolorosos.

Após plantas a muda, regue-a bem e acrescente ao redor uma boa camada de composto bem curtido, casca de árvore ou, melhor ainda, húmus; uma camada de 7,5 centímetros à 10 centímetros é o ideal. É essencial regar regularmente por um ano após o plantio. Além disso, a cada seis meses coloque mais composto – isso condiciona e melhora o solo ao longo do tempo. Mantenha na área plantada a folhagem que cair no outono


 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre:

 

Este site tem como intuito de expandir o verde pela sua vida. Seja fisicamente pequeno como um vaso ou gigante como um campo de golfe! Criatividade não tem limites!

 

Serviços:

 

- Vasos e Terrários
- Paisagismo Residencial
- Paisagismo Comercial
- Consultoria Paisagística

Venha nos conhecer:

 

Solicite seu orçamento sem compromisso em: paisagista.rafael@gmail.com

 

bottom of page