#09 Cultivando seu próprio alimento
- Rafael Faro - Baseado no livro "Jardim urbano" de
- 14 de set. de 2015
- 2 min de leitura
Praticamente em qualquer local, é possível cultivar sua própria horta quando as condições ideais não estão em questão. É importante levar em consideração que variedades comestíveis serão cultivadas dependem do ambiente disponível, além da habilidade da pessoas encarregada de montar a horta e de gostos pessoais no que se refere ao que será cultivado.
Variedades consideradas modernas, são valiosas na montagem desta horta, pois são escolhas resistentes à secas e à doenças, sendo que as variedades tradicionais necessitam de uma maior atenção para vingarem. Se a intenção for manter custos baixos, deve-se pensar em cultivo a partir de sementes.

Pensando no local onde estarão situadas as espécies, não precisa de um grande investimento, mas sim de engenhosidade, por exemplo, em uma calha plástica rasa, plantas folhosas de porte compacto ou de colheita continua (são as que se desenvolvem rápido e portanto você sempre estará consumindo e replantando) são as que obterão resultados mais satisfatórios. Pode-se pensar também num bolsão situado abaixo da janela da cozinha.

Além do ambiente onde será instalado a horta, tem que levar em consideração alguns itens como: solo, irrigação, rotação de culturas, adubação e praças e doenças. Basicamente, solo saudável significa colheita saudável e de épocas em épocas (por exemplo, todo outono) é interessante incorporar bastante substrato para enriquecer o solo. A irrigação deve ser constante no sentido de nunca deixar que a terra fica completamente seca, senão não criará condições para que as espécies escolhidas se desenvolvam. O objetivo da adubação é o de aumentar a fertilidade, mas tão conquista leva tempo, sendo de boa conduta, neste caso que a adubação seja feita na primavera com fertilizante geral. Mudar de lugar grupos de vegetais de certo tipo é conhecido como rotação de culturas e esta técnica é realizada para impedir o acumulo de pragas e doenças e, assim, cria um melhor aproveitamento das propriedades de diferentes espécies para enriquecer o solo, entretanto se o terreno for muito pequeno, esta técnica de rotação não será necessária e sim pode se fazer uso de remédios disponíveis no mercado que ajudem a combater estes problemas.

ความคิดเห็น